terça-feira, 2 de março de 2010

Auto da Barca do Inferno - cena do Enforcado - resolução de um teste

Guião:

1. Percurso cénico.
2. Símbolos cénicos e seu simbolismo.
3. Caracterização directa e indirecta da personagem-tipo.
4. Argumentos de defesa e argumentos de acusação.
5. Costumes (“mores”) censurados por Gil Vicente.
6. O Enforcado: culpado ou vítima?
7. Recurso expressivo presente nos versos e seu valor expressivo: “em morrer dependurado/como o tordo na buiz” (vv. 758-759)
8. Levantamento dos tempos verbais presentes na primeira fala do Enforcado e justificação do seu emprego.

Cena do Enforcado

1-Percurso cénico: o enforcado dirige-se à Barca do Inferno, onde embarca.
2-Símbolos cénicos e o seu simbolismo: O único símbolo cénico é o baraço (ou corda), que simboliza o pecado.
3-Caracterização directa da personagem:- “ Bem-aventurado” (verso 757)Caracterização indirecta da personagem:-ingénuo (vv. 767 à 769)-confiante na palavra dos outros (v. 796)-facilmente influenciável (v. 796)-criminoso ??? Qual o verso?
4-Argumentos de defesa:§ Confiança na palavra de Garcia Moniz (v. 796)§ Purgatório era o Limoeiro (vv. 810/811)§ Baraço era santo (v. 807)§ Orações feitas no momento de execução (vv. 792/793)Argumentos de acusação:§ Ladrão§ Criminoso Não há argumentos de acusação
5-Os costumes (“mores”) censurados por Gil Vicente: estes são o roubo e a mentira. Resposta incorrecta. Os costumes censurados são o engano dos mais fracos por pessoas com responsabilidade (Garcia Gil, Mestre da Balança da Moeda de Lisboa), doutrina, ou seja, o sistema.
6-A intenção critica de Gil Vicente: ao escolher esta personagem Gil Vicente foi denunciar as falsas doutrinas que invertem os valores da conduta social.
7-O Enforcado: culpado ou vítima? Consideramos esta personagem vítima porque ele foi induzido por Garcia Moniz, que sabia que em princípio não havia salvação possível para o Enforcado, e este vai ser fortemente criticado. Gil Vicente põe-nos face a uma personagem com responsabilidade que engana os mais fracos, neste caso, o Enforcado.·
8-Recurso expressivo: comparação, e o seu valor expressivo é ao usar este recurso ele estar a justificar a sua atitude e ainda a torná-la mais louvável.
9-Tempos verbais e a sua justificação: Te direi: Futuro do Indicativo Ele diz: Presente do Indicativo Fui: Pretérito Perfeito do IndicativoDiz: Presente do IndicativoEu fiz: Pretérito Perfeito do IndicativoMe fazem: Presente do Indicativo
São usados estes tempos verbais porque Garcia Moniz lhe faz uma previsão (Futuro) do que irá acontecer depois de sua morte. O enforcado, de forma ingénua, usa isso como argumento de defesa contra o Diabo afirmando que tem direito à entrada na Barca da Glória. Ele usa como argumentos os seus feitos no passado, na sua vida mortal, como a sua coragem por morrer dependurado para ser absolvido dos seus pecados.

Sem comentários:

Enviar um comentário