terça-feira, 2 de março de 2010

Auto da Barca do Inferno - cena do Judeu - resolução de um teste

Guião:

1. Percurso cénico.
2. Símbolos cénicos e seu simbolismo.
3. Caracterização directa e indirecta da personagem-tipo.
4. Argumentos de defesa e argumentos de acusação.
5. Tipo(s) de cómico usado(s).
6. Registo de língua usado pela personagem-tipo.
7. Fenómenos fonéticos ocorridos na evolução das seguintes palavras: dize>diz; filium>filiu>filho
8. Do texto desta cena, faz um levantamento das palavras relacionadas com a religião judaica.
9. Concordam com o desfecho que o autor preparou para esta personagem? Vocês condenavam-na? Justifiquem a vossa posição.

Cena do Judeu
Percurso cénico : O Judeu tenta entrar na Barca do Inferno mas não consegue. O Diabo acaba por permitir que ambos se desloquem a reboque na Barca do Inferno (“ires à toa” – vv. 602).
Símbolos cénicoso: Bode – salvação dos pecados, a purificação, o que explica o apego do Judeu ao Bode, mesmo depois da morte. (Símbolo da religião judaica).
Caracterização da personagem Judeu . Directa: ladrão (v. 589), má pessoa (vv.603) b. Indirecta: corrupto (vv. 567-571), fanático pela religião (v. 563), avarento (vv. 561, 568) [incorrecto], estes versos revelam que ele é negociante. Para além disso, também é indecoroso (vv. 581-588) e profano (vv. 595-598)
Argumentos de acusação e defesa: a. De acusação do Diabo e do Parvo: - Violação de sepulturas cristãs (vv. 595-596); - Consumo de carne em dias de jejum (vv. 597-598). - Suborno (vv. 567-568) [incorrecto], estes versos são ditos pelo próprio Judeu!- Apego fanático à religião judaica (vv. 595; 567-569) [incorrecto], o verso 595 não revela esse aspecto, mas a profanação da igreja, os outros versos são ditos pelo próprio Judeu!b.
Argumentos de defesa: - Não tem argumentos de defesa pois como é judeu não crê em Deus, não acredita que possa ter salvação.
Tipo de cómico usado: a. Linguagem à utiliza o registo de língua popular nos insultos ao parvo e ao Diabo (581-588) b. Situação à aparece com o bode às costas e termina a reboque da Barca do Inferno (didascália de entrada: “com um bode às costas; e, chegando ao batel dos danados, …”; vv.602-304)
Registos de língua a. Calão (vv. 581-588) Pragas que roga ao Diabo
Evolução das palavras: Fenómenos fonéticos a. Dize > diz à Apócope (e) b. Filium > filiu > filho apócope (m)
Palavras relacionadas com a religião judaica: a. “Bode” – símbolo da religião (vv. 562), Semifrá (v. 569), dinheiro (v. 561) testões (v. 567).
Desfecho da personagem Não concordamos com o desfecho desta personagem, pois julgamos que deverá ser punida pelo o desrespeito pela sua religião (consumo de carne em dias de jejum) e pela violação de sepulturas cristãs mas não por ser de uma religião diferente à religião cristã. Embarcaria na Barca do Inferno em vez de ir a reboque, pois não deverá ser condenado pela sua natureza.

Sem comentários:

Enviar um comentário