segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ficha de trabalho - correcção


Correcção da Ficha de Trabalho

1.1 – “idioma do Lácio”: é o latim.

1.2 – “falas regionais anteriores”: ou substratos são aquelas falas que aparecem antes do latim e que influenciaram o latim;

1.3 - “latim vulgar”: é o latim falado pelas classes sociais mais baixas, como por exemplo: os soldados, colonos, mercadores, etc., os que não sabiam nem ler nem escrever. “…era o latim vulgar, que evoluíra nos meios romanos mais ou menos populares e se impunha na conversação quotidiana.”

1.4 – “latim culto”: ou também latim erudito/literário é o latim falado pelas classes sociais mais altas, como por exemplo os escritores, tec., aqueles que sabiam ler e escrever. “…latim culto da literatura latina, da oratória e de outros usos mais solenes ou dignificados.”

1.5 – “România”: é o conjunto de regiões onde se falava a língua dos Romanos – o latim (vulgar e culto).

1.6 – “línguas românicas”: ou novi-latinas, são aslínguas cuja origem é o latim, tais como “ o português, o galego, o castelhano, o provençal, o francês, o italiano, o romancho ou ladino e o romeno”.

1.7 – Origem da língua portuguesa:

Em Roma falava-se o latim. Com as guerras e as conquistas romanas, esse idioma expandiu-se por toda a Europa. Os romanos impuseram a sua língua, sua cultura e seus costumes aos povos conquistados. Para garantir a dominação política, os romanos exigiam que, em todo o vasto Império, o latim fosse de uso obrigatório nas escolas, nas transacções comerciais, nos documentos, nos actos oficiais e no serviço militar.
Todavia, não foi o latim clássico, literário, usado pelos grandes escritores romanos, que foi imposto às populações dominadas. Foi o latim vulgar, falado pelos soldados romanos.
O português também sofreu influências do substrato celta e dos superstratos germânicas e árabe.

Sem comentários:

Enviar um comentário